Você sabia que cerca de 70% dos casos de câncer acontecem na 3ª Idade? O risco de uma pessoa com mais de 65 anos desenvolver algum tipo de câncer é cerca de 11 vezes maior do que em uma pessoa com menos idade.
Isso porque as nossas células passam por um processo diário de renovação, multiplicando-se e eliminando-se. Algumas vezes nesse processo ocorre alguma alteração no material genético, só que o nosso sistema imunológico vai lá e conserta. Só que com o passar do tempo o nosso sistema imunológico já não funciona tão bem, deixando passar algumas dessas alterações, que se acumulam e acabam favorecendo o aparecimento de cânceres.
Claro que o estilo de vida também pode favorecer bastante. Sedentarismo, tabagismo, obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas pode contribuir para o aparecimento de câncer. Por isso é preciso redobrar a atenção desses cuidados em pacientes idosos.
O grande problema do câncer na 3ª Idade é que, geralmente, o paciente nessa fase da vida apresenta outras doenças também e já faz uso de uma grande quantidade de remédios. Por isso o impacto do tratamento oncológico na vida do idoso é ainda mais debilitante.
É muito importante que a pessoa possa contar com o apoio da família, e acompanhamento nos cuidados de uma dieta e uma rotina que priorize a qualidade de vida.
A gerontologista é uma profissional essencial nessa batalha. Ela vai dar suporte psicológico tanto para o idoso, como para os demais membros da família, para que eles possam superar esse desafio considerando o melhor bem-estar possível.
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário