quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Maus tratos com os idosos


Esse é um assunto que a gente não gostaria de falar, mas infelizmente ainda é uma realidade. A gente acredita que a melhor forma de combater é com informação. Mesmo porque, na maioria dos casos, o responsável é exatamente aquele que deveria cuidar e proteger o idoso. Maus tratos começam no ambiente íntimo.

 Quando falamos em maus tratos com idosos logo nos vem à mente aquelas cenas revoltantes de agressão física que já vimos divulgadas na mídia. O mau trato físico ao idoso é crime e deve ser denunciado. É a face mais triste e pode ser identificada pela agressão corporal ou sexual. Em quase todos os casos o agressor é um familiar ou o marido também idoso.

Mas existem outras formas de agressão que também se caracterizam como maus tratos:

Agressão psicológica – Gritar, mandar calar a boca, ameaçar, deixar a pessoa em jejum ou impedir acesso a bens de necessidade básica e conforto. Essas são formas de violência psicológica.

Abuso Financeiro – Essa é, provavelmente, a forma mais comum de mau trato. O idoso possui seus bens tomados ou controlados por familiares ou cuidadores. Impedidos de ter acesso aos seus bens, os idosos perdem sua independência financeira. Outra forma comum são os empréstimos consignados feitos para filhos ou netos e que depois são descontados do cartão segurado do INSS.

A convivência pode ser muitas vezes desafiante, mas todo idoso merece ser respeitado, tratado com amor e respeito. E tem o direito de ter sua integridade preservada. Saiba que a omissão perante um caso de abuso e maus tratos também é crime. Portanto, não se intimide e faça o que é certo. Em casos de abuso ao idoso, denuncie!

Em São Paulo:
R. Antonio de Godoy, 122 -11º andar
Tel - 3222.1229/ 3362.0221
ceidososp@ig.com.br   
cei@consellhos.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário