terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Osteoartrose? Hein?


Imagine só você, se após uma consulta com o seu médico, ele analisa seu Raio X e solta a seguinte sentença: “O Senhor apresenta um quadro de osteoartrose.” (Como é que é!???). Deu vontade de entrar em pânico e sair correndo? Pois muita calma nessa hora. Osteoartrose nada mais é do que quando um ou mais osteófito se instala na sua coluna!
Não ajudou? Então vamos falar em língua de paciente: Osteófito nada mais é do que o famoso “Bico de Papagaio”. Ah! Começou a ficar mais fácil, não é!? O Bico de Papagaio ganhou esse apelido por causa do formato em gancho que as vértebras acabam adquirindo nessa doença. Ela geralmente é diagnosticada em pessoas com mais de 35 anos e que possuem um estilo de vida sedentário.
Mas não pensem que o coitadinho do Bico de Papagaio é de todo malvado. Ele surge apenas como uma forma do corpo de fornecer mais firmeza à coluna enfraquecida com o tempo, a postura inadequada e evitar maiores danos. Por crescerem em um lugar onde não existe muito espaço para eles, acabam causando dores bem incomodas para o paciente.
A Osteoartrose não tem cura. Uma vez que os Bicos de Papagaio já se instalaram não é possível removê-los. Mas a boa notícia é que é possível sim prevenir e neutralizar os sintomas de dor. Através de exercícios físicos regulares, atenção à postura e sessões periódicas de quiropraxia mesmo o portador de diversos osteófitos pode garantir uma velhice sem as lancinantes dores.
Mais um motivo para você aproveitar o início do ano e dar um pulo agora aqui na Aicó para checar se (como sempre) vai tudo bem com a sua coluna, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário