terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tabagismo pode prejudicar sua coluna


Você sabia que não é só o sistema respiratório que é prejudicado pelo hábito de fumar? O tabagismo causa efeitos nocivos diretos em todo sistema músculo-esquelético. Aumenta o risco de osteoporose, doença degenerativa dos discos da coluna vertebral, atraso da consolidação óssea e a cicatrização muscular. O pior é que na maioria das vezes o fumante nem sente e só vai descobrir quando o estrago já está feito.
Se você é fumante preparamos algumas dicas que vão te ajudar a para já! Anote:
- Estipule uma data para parar de fumar. Escolha um dia calmo, com cerca de duas semanas de antecedência e conte para todo mundo. Para a família e amigos. Assumir um compromisso com terceiros ajuda a aumentar a responsabilidade com a missão.
- Comece a diminuir a quantidade de cigarros que você fuma antes da data marcada. Nada de enfiar o pé na jaca para se despedir. Diminuir o número de cigarros vai contribuir com o sucesso da empreitada.
- Inicie um tratamento com um quiroprático. A quiropraxia vai ajudar a recuperar os danos causados pelo tabagismo à sua coluna.
- Livre-se dos suportes ao vício. Cinzeiros e isqueiros todos no lixo!
- Recrute ajuda. Contar com ajuda de quem a gente ama é sempre bom. Peça para a família e os amigos colaborarem ajudando a evitar situações em que você costumava fumar. Àqueles que fumam, peça que não fumem na sua frente.
- Faça duas listas. Uma lista com todos os benefícios de parar de fumar. A segunda lista com todos os motivos para parar. Cole as duas na porta da geladeira. Elas vão te ajudar a lembrar todas as manhãs o propósito da sua decisão.
- Evite situações em que surja vontade de fumar. Se o cafezinho depois do almoço sempre era acompanhado pelo cigarro, é melhor substituir esse hábito até que o período de abstinência seja superado.
- Beba muita água. Ela vai ajudar a controlar a vontade de fumar.
- Evite bebidas alcoólicas. Um vício puxa o outro.
- Na dúvida, procure um médico. Toda ajuda é bem vinda, certo!?
- Para controlar a ansiedade, pratique atividades físicas. Isso também ajuda a evitar ganhar peso com o processo.
- Não vale nem uma escapadinha. Um único cigarro pode jogar todo o seu esforço por água abaixo. Lembre-se que os sintomas de abstinência passam em 4 semanas, então você só precisa se esforçar por um mês. Passa rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário