terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Idosos no verão: Os cuidados certos!


Começam as temperaturas altíssimas, o Sol maravilhoso todos os dias, e para que se possa aproveitar ao máximo essa estação do ano é preciso redobrar a atenção com os cuidados dos idosos.
Hidratação é a palavra de ordem! Claro que isso é válido no verão para todas as idades, mas a atenção deve ser redobrada na terceira idade. Os idosos não sentem tanta sede, tendem a comer alimentos mais salgados e doces (devido a perda da sensibilidade do paladar) e por isso estão mais propícios a sofrerem de desidratação. Além do mais, como nessa idade é mais difícil controlar as funções da bexiga, muitos velhinhos tendem a “enrolar” para beber água. Por isso é imprescindível oferecer líquidos várias vezes ao dia. Mesmo que não sintam vontade.
Outra atenção importante deve ser dada à dieta. Muitas frutas e hortaliças, fornecem refeições leves e nutritivas, que também ajudarão na prevenção da desidratação. Sucos são ótimas pedidas! Só não se esqueça de que alimentos frescos devem ser muito bem lavados antes do consumo, e guardados em lugares frescos e arejados.
Caminhadas e passeios são excelentes para a saúde física e mental, e muito apreciados nessa época do ano. Mas para o passeio não virar um pesadelo é importante prestar atenção aos horários de Sol. Sempre antes das 10h e depois das 16h, para evitar o período de pico dos raios solares. Além de um calor incomodo, esse período pode causar queimaduras e manchas na pele delicada dos idosos. Nunca se esqueça! Chapéu e protetor solar em qualquer situação.
Outra dica importante é procurar sempre freqüentar lugares frescos e arejados. Os idosos são muito mais sensíveis ao calor e quase nunca reclamam. É importante que os passeios sejam um prazer, por isso privilegie o conforto deles. Nada de lugares fechados, abafados ou com ar condicionado, que seca as vias respiratórias e é terrível para a saúde dos idosos.
Alguns cuidados básicos ajudam que a pessoa na terceira idade usufrua ao máximo a vida. E, principalmente, que possa curtir muitos outros verões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário