quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Idosos e Diabetes


É uma doença muito comum nas pessoas da terceira idade e nós vamos explicar direitinho o que é e como funciona a danada para você hoje.
A diabetes é uma doença crônica, ou seja, ela exige um tratamento longo e não oferece risco de morte em curto prazo. Então não é considerada uma emergência médica. Mas isso não significa que deva ser menosprezada, muito pelo contrário. Como toda doença crônica ela tende a piorar com o tempo e torna-se cada vez mais complicada de tratar os sintomas.
Como ela funciona: Sempre que nos alimentamos o corpo utiliza a glicose para fornecer energia para nossas atividades diárias. Nosso pâncreas é o responsável por essa função. Ele produz insulina, um hormônio responsável em transportar a glicose do sangue até os músculos, gorduras e células. A diabetes ocorre quando nosso pâncreas deixa de produzir insulina suficiente para a função ou quando os nossos músculos e células deixam de responder corretamente à insulina e a taxa de glicose no sangue acaba ficando muito alta. Algumas vezes as duas coisas acontecem ao mesmo tempo.
Existem dois tipos de diabetes:
A Tipo 1 é a genética, e geralmente diagnosticada na infância. Nesse caso o corpo produz pouca ou nenhuma insulina e a pessoa precisa tomar as famosas injeções diárias para repor o hormônio e garantir que todo o corpo tenha energia para viver.
A Tipo 2 é a mais comum e popular, e geralmente ocorre em idade avançada (embora ela também possa ser diagnosticada em jovens). Nesse caso acontece um efeito dominó. O corpo começa a não responder à insulina, e consequentemente o pâncreas passa a produzir menos hormônio.  Geralmente está também relacionada à obesidade e ao sedentarismo.
Muitas vezes o idoso nem sabe que  possui diabetes, porque os sintomas são confundidos com vários outros típicos da idade. Então preste atenção se o seu velhinho apresenta:
- visão embaçada
- sede excessiva
- fadiga
- micção frequente
- fome
- perda de peso
Esses podem ser sintomas de que a relação da insulina com o corpo não anda às mil maravilhas e um simples teste sanguíneo de glicemia pode esclarecer a dúvida.
Para prevenir não podemos descuidar da rotina básica de dieta saudável e exercícios. Além de ajudar a manter o diabetes bem longe, garante que o idoso desfrute de uma vida com muito mais qualidade e por muito mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário