O núcleo do disco vertebral desloca-se do canal espinhal e acaba comprimindo os nervos.
Essa é uma doença bastante popular. Mas será que você sabe exatamente como ela é? Hoje vamos falar sobre a hérnia de disco, uma doença incômoda e uma das maiores responsáveis dos afastamentos do trabalho.
A hérnia de disco é uma inflamação nos discos da coluna. São aquelas camadas que ficam entre uma vértebra e outra e funcionam como um amortecedor da nossa coluna. Essa inflamação é causada por um deslocamento do disco, geralmente entre as 4ª e 5ª vértebras lombares. Mas você vai perguntar “discos se deslocam assim, sozinhos”? Claro que não! O deslocamento é geralmente causado devido a um trauma, um esforço muito intenso com a postura inadequada, quedas, excesso de peso e carregar excesso de peso. A hérnia de disco pode também acontecer devido ao envelhecimento dos discos vertebrais, e sua conseqüente perda de elasticidade. Nesse caso ela pode ocorrer com atividades simples e até cotidianas.
Quando há esse deslocamento o núcleo de um dos discos vertebrais acaba saindo do canal espinhal e comprimindo os nervos. A pessoa sente uma dor intensa no local, podendo se irradiar para dor ciática e até dor nas pernas. Em casos mais graves há também rigidez. É a famosa “travada” na coluna. Uma visita ao médico acaba sendo inevitável, e ele vai tratar a lesão com antiinflamatórios e analgésicos para suportar a dor. Nos casos mais graves pode ser necessário inclusive cirurgia.
Claro que não é necessário chegar nessas medidas extremas e pode-se diminuir muito a ingestão de medicamentos (e inclusive torná-los desnecessários) através do tratamento quiroprático. A quiropraxia é a melhor e mais saudável aliada nesse problema tão comum. Tanto no tratamento quanto na prevenção.
Ao tratar a hérnia de disco com quiropraxia o paciente experimenta uma melhora imediata e permanente, muito diferente dos resultados com medicamentos que são paliativos e passageiros. Submeter-se também ao alinhamento semanal das vértebras reduz drasticamente os riscos de hérnia de disco, resultando em qualidade de vida, produtividade e bem-estar.