terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Não só pode, como deve!


Quando falamos de bem estar na terceira idade não podemos nos esquecer de um dos fatores de maior responsabilidade nesse quesito: a vida sexual!
Tudo bem, você deve pensar que não existe sexo depois de certa idade. Mas vai se surpreender em saber que o sexo, nessa fase da vida, não apenas é benéfico como necessário. Primeiro vamos entender algumas coisas:
Mulheres -
O climatério pode ser uma fase da vida muito angustiante. Tudo muda, o corpo pára de produzir hormônios que até pouco tempo eram seus melhores amigos. Existem todos os sintomas físicos e, a eles se acrescentam os psicológicos. Saber que não mais poderá gerar filhos pode ser devastador para algumas mulheres. Existe perda da libido, da lubrificação vaginal e muitas mulheres experimentam inclusive dor durante a relação.
Homens -
Para os homens esse período também é desafiador. Sua fertilidade diminui, a sensibilidade no pênis é comprometida e seu vigor sexual decresce. Ele passa a necessitar de mais tempo para se excitar, a ereção demora mais para acontecer e a relação acaba mais rápido. O consumo de medicamentos e de álcool influenciam esses sintomas, mas o que mais pesa no final das contas é o quesito emocional.
Tanto para os homens como para as mulheres o fator emocional é decisivo. Por isso é muito importante ter o acompanhamento de um profissional qualificado para conduzir a pessoa por esse período tão especial. A vida sexual na terceira idade pode ser uma grande aliada na continuidade de uma vida saudável e cheia de vitalidade.
Redescobrir o parceiro, o que é mais essencial nele. E poder se redescobrir. Sendo bem orientada a pessoa pode passar por esse período estabelecendo uma nova relação com ela mesma. Sabendo aproveitar e curtir seu corpo de forma inédita. É uma grande possibilidade de experimentar o afeto, o carinho, sem as pressões que haviam quando eram novos.
Resgatar o namorado ou a namorada em seu parceiro (ou em um novo parceiro) pode significar o resgate dos pequenos prazeres da vida e a valorização da vida social, também tão importante para o bem estar na terceira idade.
Portanto, sexo na terceira idade é bom, é necessário e pode ser, surpreendente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário