terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Autoestima na Terceira Idade


Todo mundo sabe como é importante cultivar a autoestima. O famoso “Eu me amo” significa muito mais do que uma frase que pode até soar egoísta. Ter autoestima nada mais é do que “gostar de si mesmo”, mas de forma verdadeira e realista. Isso inclui saber amar e aceitar todas nossas potencialidades e limitações. Afinal, o que nos torna fabulosos é nossa característica única e irrepetível individual.  
Quando a pessoa chega à Terceira Idade a autoestima é um dos fatores que mais pode interferir na qualidade de vida. Todos os questionamentos individuais de quem somos e onde nos inserimos socialmente já forma conquistados através do tempo. Por isso o idoso tende a ser mais seletivo em suas relações. Mas veja bem: É muito importante construir um universo social em que o idoso se reconheça e sinta-se confortável. É isso que dará suporte para uma autoestima sempre saudável.
É claro que é normal haver variações nesse estado. Um dia estamos muito felizes conosco mesmos, no outro nem tanto. E os idosos também sentem isso. O convívio com a família, com um círculo de amigos, práticas de atividades físicas e recreativas; vão ajudar que o idoso se encontre sempre em atividades prazerosas e que despertem suas maiores qualidades.
Outra dica legal para encher o seu velhinho de amor são as atividades artísticas. Música, canto, pinturas. A expressão através da arteterapia, por exemplo, faz com que o idoso exercite suas capacidade e produza obras significativas e belas. E todo mundo sabe, né!? Quando mais amor se cultiva, mais amor se tem.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Checando as pernas


Uma das técnicas que a quiropraxia utiliza é o Leg Check. É uma análise através do tamanho e do alinhamento da perna para identificar uma subluxação. Quando uma perna se apresenta mais curta do que a outra, pode indicar sim um problema de subluxação em alguma vértebra.
Já falamos aqui como as subluxações podem ser prejudiciais e afetar o sistema nervoso. Através de análise de Raio X, apalpação estática e em movimento e da profissional análise do comprimento das pernas, o quiroprático pode identificar precisamente a localização de uma subluxação e removê-la adequadamente.
O Leg Check utiliza dessa delicada relação da nossa coluna vertebral com o sistema nervoso. A correta manipulação das vértebras e o movimento de determinadas articulações faz com que a deficiência temporária seja sanada e as eventuais dores nervosas acabem.
A coluna é um elemento muito delicado e deve ser tratada com todo cuidado. Então, já sabe! Nada de deixar sua coluna na mão de aventureiros. Sentiu alguma diferença? Não perca tempo e procure uma das quiropráticas da Clínica Aicó. Um Leg Check é rápido, indolor e vai deixar tudo bem com você.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alalaô-ôô-ô!!!

Pessoal, queremos desejar uma ótima folia para todo mundo. Um excelente descanso para aqueles que preferem aproveitar o feriado para espairecer. Fiquem atentos aos horários da Clínica Aicó durante o feriado. :-D

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alzheimer e Arteterapia


O Mal de Alzheimer é hoje a maior causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil. A debilitação no paciente é lenta e gradual, é uma doença incurável causando muito sofrimento ao portador e a todos familiares.
A arteterapia é uma grande aliada para atenuar os sintomas e ajudar na melhoria de qualidade de vida, principalmente nas fases leve e moderada da doença. O paciente tende a ter a interação social muito limitada com o diagnóstico da doença. A oportunidade de expressar-se faz com que possam interagir com o meio e com sua condição, e com que se sintam úteis e valorizados. É bom que o idoso tenha funções e compromissos.
Apesar da perda da memória e da capacidade cognitiva, a atividade artística permite que o paciente expresse sua identidade. Essa atividade ajudará na melhora da capacidade coginitiva e alivia os distúrbios de comportamento. Através de pinturas, esculturas, colagens, e outras atividades manuais e sensoriais, é oferecido ao idoso uma oportunidade de aumentar a segurança e a auto-estima.
É uma doença muito estressante para a família e principalmente, para o paciente. Então é sempre bom contar com alternativas práticas para oferecer o maior conforto possível. E a arteterapia é perfeita para isso.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Maus tratos com os idosos


Esse é um assunto que a gente não gostaria de falar, mas infelizmente ainda é uma realidade. A gente acredita que a melhor forma de combater é com informação. Mesmo porque, na maioria dos casos, o responsável é exatamente aquele que deveria cuidar e proteger o idoso. Maus tratos começam no ambiente íntimo.

 Quando falamos em maus tratos com idosos logo nos vem à mente aquelas cenas revoltantes de agressão física que já vimos divulgadas na mídia. O mau trato físico ao idoso é crime e deve ser denunciado. É a face mais triste e pode ser identificada pela agressão corporal ou sexual. Em quase todos os casos o agressor é um familiar ou o marido também idoso.

Mas existem outras formas de agressão que também se caracterizam como maus tratos:

Agressão psicológica – Gritar, mandar calar a boca, ameaçar, deixar a pessoa em jejum ou impedir acesso a bens de necessidade básica e conforto. Essas são formas de violência psicológica.

Abuso Financeiro – Essa é, provavelmente, a forma mais comum de mau trato. O idoso possui seus bens tomados ou controlados por familiares ou cuidadores. Impedidos de ter acesso aos seus bens, os idosos perdem sua independência financeira. Outra forma comum são os empréstimos consignados feitos para filhos ou netos e que depois são descontados do cartão segurado do INSS.

A convivência pode ser muitas vezes desafiante, mas todo idoso merece ser respeitado, tratado com amor e respeito. E tem o direito de ter sua integridade preservada. Saiba que a omissão perante um caso de abuso e maus tratos também é crime. Portanto, não se intimide e faça o que é certo. Em casos de abuso ao idoso, denuncie!

Em São Paulo:
R. Antonio de Godoy, 122 -11º andar
Tel - 3222.1229/ 3362.0221
ceidososp@ig.com.br   
cei@consellhos.sp.gov.br

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Kinesio: a nova sensação entre os atletas


Quem já reparou nos adesivos que alguns atletas andam exibindo durante suas performances? Eles são coloridos, chegam até a serem descolados, mas o que você não sabe é que a função dessa bandagem não tem nada de estética.
O kinesio é uma bandagem elástica elaborada pelo quiropraxista japonês Kenzo Kaze. Através da aplicação estudada de fitas adesivas específicas, ele descobriu que poderia curar lesões traumáticas de músculos e nervos. Melhor de tudo: sem necessidade de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
Amplamente usada na Europa, Ásia e EUA, a técnica começa a ser explorada agora por clubes e atletas que estão buscando maior rendimento em suas performances. Claro que apenas o kinesio não faz milagre, mas é um aliado poderoso para aqueles que buscam tratamentos mais inteligentes e menos agressivos.
Claro que como tudo o que é moda, aparecem muitas pessoas se dizendo aptas para aplicar a técnica. Mas se você se interessou e quer experimentar, fique atento. Para aplicação do kinesio o profissional deve ser capacitado e ter frequentado um curso específico para dominar o procedimento. A aplicação equivocada do kinesio pode acabar prejudicando a lesão.
Ainda bem que aqui na Aicó você não precisa se preocupar com isso. Nossas quiropraxistas Serena e Viviane são habilitadas na técnica e podem tirar todas suas dúvidas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Workshop de Arteterapia na Aicó Clínica

Já falamos bastante sobre arteterapia aqui no blog. É uma linha fascinante e muito eficiente para os pacientes. Agora a nossa arteterapeuta, Deolinda Fabrietti, ministrará um workshop aqui na Aicó com o tema “Corpo e suas Expressões”.
A Deolinda é mestre em Gerontologia Social, Educadora e Arteterapeuta, e autora do livro “Arteterapia e Envelhecimento” pela Casa do Psicólogo. Ela vem desenvolvendo há algum tempo um trabalho de formação de novos arteterapeutas. Se você sempre teve interesse no tema, essa é sua oportunidade!
Serão 10 encontros semanais, sempre às terças-feiras, começando no dia 7 de Fevereiro. E as vagas são limitadíssimas.  
Interessou? Inscreva-se já.